terça-feira, 18 de novembro de 2014

Mundo tem 35,8 milhões de escravos

ÁFRICA E ÁSIA LIDERA ESCRAVIDÃO 


De acordo com o levantamento, o país com o maior número de escravos, proporcionalmente, é a Mauritânia, no noroeste da África, com 4% de sua população de 3,9 milhões submetida à servidão. Em números absolutos, a Índia aparece na frente, com 14 milhões de escravos. Tanto a Ásia quanto a África apresentam os números mais preocupantes, segundo a organização. 




A história esquecida do 1º barão negro do Brasil Império,
senhor de mil escravos


Um próspero fazendeiro e banqueiro do Brasil nos tempos do Império, dono de imensas fazendas de café, centenas de escravos, empresas, palácios, estradas de ferro, usina hidrelétrica e, para completar a cereja do bolo, de um título de barão concedido pela própria Princesa Isabel. A biografia do empresário mineiro Francisco Paulo de Almeida, o Barão de Guaraciaba, não seria muito diferente de outros nobres da época não fosse um detalhe importante: ele era negro em um país de escravos.




ZUMBI TINHA ESCRAVOS

O mais provável, segundo historiadores, é que o regime escravista do quilombo fosse semelhante ao já existente na África




África escravizou 1 milhão de brancos, diz historiador


Mais de 1 milhão de europeus foram escravizados por traficantes norte-africanos de escravos entre 1530 e 1780, uma época marcada por abundante pirataria costeira no Mediterrâneo e no Atlântico.





OS ESCRAVOS QUE OS ESCRAVOS TINHAM



A escravidão Africana existia muito antes da escravidão Européia, desde o século VIII reinos africanos do Deserto do Saara logo ao sul capturavam e vendiam os seus prisioneiros aos Árabes ao norte ligados por seis rotas de comércios. [...] Com a chegada do Europeus nas costas Africanas o Fluxo do comércio escravista só aumentou, os Reinos Africanos antes já enriquecidos pelo comércio escravagista ganharam ainda mais com a demanda dos europeus.